Política Geral de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais da Câmara Municipal de Piedade
Esta Política Geral de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais é um instrumento provisório, instituído pela Câmara Municipal de Piedade, com o objetivo de demonstrar o compromisso da instituição com a segurança, privacidade e transparência no tratamento dos dados pessoais de cidadãos, servidores, visitantes e usuários de seus canais de comunicação e serviços institucionais.
Este documento está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei Federal nº 13.709/2018) e estabelece diretrizes sobre como a Câmara trata, armazena e protege os dados pessoais sob sua responsabilidade.
1. Conceitos Fundamentais da LGPD
Conforme o artigo 5º da LGPD:
1.1 Dado pessoal: qualquer informação que identifique ou possa identificar uma pessoa natural.
Exemplos: nome, CPF, RG, endereço, e-mail, número de telefone, dados de localização, entre outros.
1.2 Dado pessoal sensível: dados que revelam origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação sindical, dados sobre saúde, vida sexual, dados genéticos ou biométricos.
1.3 Dado anonimizado: dados relativos a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento.
2. Agentes de Tratamento e Competências
2.1 Controlador: A Câmara Municipal de Piedade, responsável pelas decisões sobre o tratamento de dados pessoais.
2.2 Operador: Pessoa natural ou jurídica que realiza o tratamento de dados pessoais em nome da Câmara.
2.3 Encarregado (DPO): Pessoa designada para atuar como canal de comunicação entre a Câmara, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). As funções incluem:
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Atender titulares de dados e a ANPD;
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Prestar orientações internas sobre boas práticas em proteção de dados;
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Atuar na adoção de medidas corretivas e preventivas quanto ao tratamento de dados pessoais.
3. Atividades de Tratamento de Dados Pessoais
A Câmara poderá realizar atividades de coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, entre outras.
Essas atividades observarão os seguintes princípios:
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Finalidade: uso legítimo e explícito dos dados;
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Adequação: compatibilidade com a finalidade informada;
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Necessidade: limitação ao mínimo necessário;
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Livre acesso e transparência: acesso facilitado às informações tratadas;
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Qualidade dos dados: exatidão e atualização;
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Segurança e prevenção: proteção contra acessos indevidos;
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Não discriminação: vedação de usos discriminatórios;
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Responsabilização: dever de prestação de contas sobre as medidas adotadas.
4. Bases Legais para o Tratamento de Dados
O tratamento de dados pessoais pela Câmara Municipal de Piedade poderá ocorrer com base em:
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Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
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Execução de políticas públicas e atribuições legais da administração pública;
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Execução de contratos;
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Exercício regular de direitos;
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Proteção da vida ou da incolumidade física;
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Tutela da saúde;
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Legitimo interesse público, resguardados os direitos fundamentais;
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Consentimento do titular, quando exigido por lei.
5. Consentimento do Titular
O consentimento, quando necessário, será obtido de forma livre, informada, inequívoca e específica. O titular pode, a qualquer momento, revogar o consentimento, mediante solicitação à Câmara, o que poderá afetar o acesso a determinados serviços.
O uso continuado de plataformas e sistemas da Câmara será entendido como aceitação desta política. Caso o titular não concorde, poderá interromper o uso e contatar o canal de ouvidoria para mais informações.
6. Compartilhamento e Armazenamento de Dados
Os dados pessoais somente serão compartilhados com terceiros nos limites da lei e quando necessário para o cumprimento das funções institucionais da Câmara.
A Câmara adota medidas técnicas e administrativas de segurança para proteger os dados contra acessos não autorizados, vazamentos, perda ou destruição.
7. Direitos do Titular dos Dados
O titular dos dados pessoais pode solicitar à Câmara:
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Confirmação da existência de tratamento;
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Acesso aos dados;
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Correção de dados incompletos ou desatualizados;
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Anonimização, bloqueio ou eliminação;
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Portabilidade dos dados;
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Revogação de consentimento;
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Informação sobre compartilhamento com terceiros;
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Revisão de decisões automatizadas (se aplicável).
8. Canal de Atendimento
Para exercer seus direitos ou obter mais informações sobre esta Política de Privacidade, o titular poderá entrar em contato com a Câmara por meio da Ouvidoria Municipal, disponível no Portal oficial.
9. Atualizações da Política
Esta Política poderá ser atualizada conforme a evolução das práticas internas e normativas legais, especialmente a regulamentação definitiva pela Câmara Municipal. A versão mais atual será sempre disponibilizada no site oficial da instituição.