Maria Flávia Mendes de Oliveira

por Comunicação publicado 06/08/2025 14h42, última modificação 06/08/2025 14h42

Maria Flávia Mendes de Oliveira nasceu em Itararé-SP e, em 2014, mudou-se para Piedade onde desde então tem se dedicado à causa animal.

A paixão por animais começou muito cedo. Na infância, quando estudava no colégio Santa Escolástica em Sorocaba, tinha dois cachorros sem raça definida de nomes Fofinha e Mederix (por causa da novela Estúpido Cupido), mesmo enchendo o uniforme escolar de pelos, ela não deixava de brincar com eles antes de ir para a escola para desespero da mãe. 

Flávia sempre teve animais em casa, mas foi no começo de 2013 que mergulhou de cabeça na causa animal, pois perdeu uma cachorrinha, por negligência de um visitante que estava na casa que deixou o portão aberto, permitindo que ela fugisse. Foram meses de angústia, desespero e dedicação para encontrar sua cachorrinha, sem sucesso. Nesse caminho percorrido, cruzou com muitas pessoas da causa animal, e a dor de saber que talvez sua cachorrinha estivesse na rua passando fome, frio, calor, a fez mergulhar de cabeça para ajudar os animais de rua desde então.

O engajamento fez com que Flávia participasse do movimento de avanço na causa animal com a criação de leis de proteção a causa animal, entre elas a lei de criação do Fundo e Conselho de Proteção e Bem Estar Animal de Piedade, do qual se tornou presidente em 2022 sendo reeleita em 2024 para mais dois anos de mandato.

As reuniões do Conselho são feitas uma vez por mês e conduzidas por Flávia que leva as pautas da causa animal para discussão de deliberação.

Flávia também possui o próprio abrigo que denominado de “Anjos da Rua” que abriga animais resgatados por abandono e maus tratos, que são cuidados quando estão doentes, vermifugados, vacinados, castrados e colocados pra adoção responsável com acompanhamento da evolução em seus novos lares por no mínimo 6 meses até ter a certeza que foram pra melhor família que eles poderiam ter ido. Através do carnê do bem, ela arrecada doações para alimentar animais resgatados e de rua.

Flávia também esteve a frente do Pit Stop de Ração, que arrecadou mais de 1 tonelada de ração das empresas de Piedade e pessoas comuns que doaram antecipadamente ou no dia da arrecadação.

Como presidente do Conselho, Flávia também recebe as doações do Banco de Ração e destina para as protetoras alimentarem animais resgatados, abandonados ou em lar temporário.

Com mais de dez anos dedicados diariamente à causa animal, Flávia ajudou milhares de animais, ajudando com alimentação, tratamento, comida, abrigo e adoção.