Piedade receberá a 1ª sessão do Parlamento Regional.

por Comunicação publicado 10/10/2023 10h24, última modificação 10/10/2023 10h24

A 1ª Sessão Ordinária do Parlamento Regional Metropolitano de Sorocaba, Itapetininga e Tatuí (PRMSIT) ocorrerá em nosso município, na sede da Câmara. A sessão está agendada para o dia 18 de outubro às 16h, e será transmitida no canal oficial do Legislativo no youtube.

Os parlamentos regionais surgem da união da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo com a UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) e a partir do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado conduzido pelo então secretário Marco Vinholi. Os parlamentos acompanham a proposta de Nova Regionalização do Estado de São Paulo, no contexto da Governança Interfederativa. Os vereadores são, assim, interlocutores dos municípios nos conselhos de desenvolvimento para criação de políticas públicas regionais.

O Parlamento Regional Metropolitano de Sorocaba, Itapetininga e Tatuí (PRMSIT) foi constituído em cerimônia realizada em Itu no dia 12 de agosto de 2021, com a presença de 126 vereadores dos 34 municípios que integram as regiões, além de outras autoridades regionais. As cidades que o integram são divididas em 3 sub-regiões:

• Sub-região de Sorocaba: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tietê e Votorantim;
  • Sub-região de Itapetininga: Alambari, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Guareí, Itapetininga e São Miguel Arcanjo;
  • Sub-região de Tatuí: Cesário Lange, Pereiras, Porangaba, Quadra, Tatuí e Torre de Pedra.

A mesa, responsável por comandar os trabalhos, é composta por oito membros: Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 3º Vice-Presidente, 4º Vice-Presidente, Secretário Geral, 1º Secretário e 2º Secretário.

Os demais vereadores que compõem o PRMSTI integram 13 comissões, a saber: Educação e Cultura; Saúde; Segurança Pública; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda; Planejamento, Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos; Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura; Ação Social, Idoso, Criança, Adolescente e Segurança Alimentar; Mobilidade Urbana, Transporte e Urbanismo; Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Infraestrutura; Inclusão Social e Acessibilidade; Comunicação, Ciência e Tecnologia; Bem-Estar e Defesa de Animais.

O PRMSTI é o segundo parlamento regional no estado, dos agrupamentos, com maior número de cidadãos representados. As 34 cidades que o integram somam 390 vereadores, que representam mais de 2 milhões de cidadãos.